quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dez dicas para ser mais produtivo


Se você está começando sua carreira profissional deve estar pensando em como atingir postos mais avançados na empresa. O que os consultores de carreira costumam orientar primeiro é entregar os melhores resultados, dentro dos prazos e, de preferência, dar à empresa mais do que é esperado de você. Em poucas palavras, você tem de ser produtivo. Veja dez dicas para você administrar melhor seu tempo e suas prioridades no dia a dia de trabalho.

Para aumentar sua produtividade:

1 – Cuidar do físico - Procurar se manter em forma, ter boa alimentação e não descuidar do repouso e lazer.

2 – Controlar o emocional - Para isso deve-se cultivar o pensamento positivo, sem deixar que seu lado reativo e primitivo, que todos têm, influencie a realização de tarefas e a tomada de decisões.

3 – Manter foco na tarefa - O objetivo é ter a capacidade de se concentrar em uma coisa de cada vez, já que, segundo eles, as pessoas podem melhorar as aptidões multitarefas, mas nunca serão tão boas quanto fazendo uma coisa de cada vez.

4 – Definir um objetivo - É manter um propósito em suas ações, pois, dizem eles, quando uma tarefa passa a ser algo importante vai se aplicar muito mais energia em sua execução.

5 – Trabalhar com ritmo - Assim como atletas, saber balancear esforço e repouso, ou consumo e reposição de energias. Para isso sugerem fazer refeições pequenas várias vezes por dia e até uma pausa para se recuperar após 90 minutos de trabalho intenso constante. Os especialistas defendem até dormir um pouco nessa pausa aumenta a produtividade.

6 – Começar pelo mais difícil - Se a tarefa mais complicada for atacada pela manhã, dizem eles, o profissional estará mais descansado e menos distraído e poderá ter um desempenho melhor.

7 – Colocar tudo no papel - Fazer listas de tudo que tem para fazer e também das ideias que tem, definindo qual o resultado que gostaria de obter e qual a próxima ação para avançar. O objetivo é tirar tudo da cabeça e conseguir organizá-las. De acordo com os

autores, a cabeça é para ter ideias e não para armazená-las.

8 – Seguir um ritual - Quando as ações passam a ser rotineiras, as decisões deixam de ser influenciadas pela disposição do profissional, o jeito como está se sentindo, ou por seu ânimo.

9 – Disciplinar a leitura de emails - Os especialistas apontam a checagem constante da caixa de entrada como um perturbador da rotina. Isso porque o profissional pode estar fazendo uma tarefa importante e vai se distrair ao ler uma mensagem. Depois demora para retomar a concentração no que estava fazendo.

10 – Transformar tarefas em ações - A dica é desmembrar grandes metas da lista de coisas para fazer em pequenas ações, em coisas menores que podem parecer mais fáceis. De preferência com verbos em cada item da lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELO COMENTARIO. FAVOR ASSINAR NO BLOG COM SEU NOME E E-MAIL.